2017.FEV
O seu site regista informação sensível como passwords, cartão de crédito ou dados pessoais?
Pretende manter ou aumentar o seu ranking nas paginas de resultados dos motores de pesquisa?
Então tenha atenção, a partir do final de janeiro de 2017 a Google passou a classificar sites que não tenham ligação HTTPS como não seguros, sugerindo que não introduza dados confidenciais no site.
Desde 2014 que a Google vem anunciando que a segurança é para si uma preocupação prioritária, anunciando investimentos em ligações seguras e promovendo os benefícios da sua utilização. Agora a Google elevou a fasquia a um novo patamar, passando a identificar, na última versão do seu browser (Chrome), junto ao URL se a ligação em causa é segura, e recomendando que não sejam introduzidos dados sensíveis em ligações não seguras.
A segurança da ligação do website é também identificada como um dos fatores a considerar em SEO, podendo influenciar o ranking da pesquisa.
Esta questão da segurança nos websites não é um exclusivo da Google, sendo uma tendência generalizada, visível em browsers como o Mozilla ou o Edge.
Mas como tornar uma ligação segura?HTTP (HyperText Transfer Protocol) e HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) são protocolos de comunicação entre servidores e os clientes. O protocolo HTTP (ainda o mais utilizado) não garante a segurança na transmissão de informação, sendo possível que terceiros não autorizados observem e até interfiram nas comunicações entre o dispositivo de acesso e o site.
O protocolo HTTPS é uma comunicação segura, que utiliza linguagem encriptada na transmissão de informação.
Como ter ligações HTTPS?As ligações HTTPS são possíveis através da utilização de certificados digitais SSL (Secure Sockets Layer), que encriptam a informação transmitida, aumentando a segurança da comunicação entre o site e quem acede, sendo particularmente relevante a sua utilização quando haja troca de informação confidencial.
Conte connosco para ultrapassar este novo desafio. Contacte-nos para mais informações.