Aparecer bem posicionado numa pesquisa do Google ou outro motor de pesquisa depende de diversos fatores os quais não são totalmente revelados pelas empresas responsáveis pelos motores de pesquisa e podem ainda ser afetados por outras questões, como por exemplo, localização geográfica de quem pesquisa, pelo que os seus concorrentes fazem e pela forma como a comunidade "online" valoriza o seu site -quanto mais acessos ao seu site e mais partilhas de páginas de seu site houver, maior a probabilidade de obter um bom resultado numa pesquisa.
Existem, no entanto, uma série de fatores que são conhecidos e devem ser trabalhados, a que vulgarmente se chama: SEO (search engine optimization ou optimização para motores de pesquisa).
Estas técnicas utilizam diversas ferramentas que são aplicadas em todo o ciclo de vida do site pelo que quanto mais cedo houver preocupação na sua incorporação melhor, na situação ideal, desde o design e desenvolvimento do site.
Alguns exemplos, valorizados pelos motores de pesquisa:
.O código não deve conter erros e deve respeitar as boas práticas w3c;
.O site deve ser userfriendly, ou seja, a navegação e os próprios conteúdos devem ser pensados para o utilizador;
.Os conteúdos devem ser otimizados para o target que a empresa pretende atingir, sendo que os conteúdos são muito mais do que os textos do site. É essencial otimizar também com as palavras-chave o título da página, os menus, os títulos "dos textos", as descrições dos sites, a identificação de imagens para os motores de pesquisa (que não leem imagens só texto),..., sendo que algumas das questões só são possíveis se combinados com a forma como o site está desenvolvido.
.Este trabalho é contínuo, nas palavras da Google: "Não abandona a sua loja durante 6 meses, pois não? Então também não o deve fazer com o seu site." Manter o site atualizado é essencial: partilhe informação relevante para o seu cliente -vende máquinas de lavar a roupa? Ensine boas práticas a ter na lavagem da roupa; ou Dicas de como poupar nas lavagens. -; anuncie novos produtos, promoções ou ofertas especiais, o essencial é não "abandonar" o site. E lembre-se otimize os conteúdos para o target que pretende.
Finalmente interessa referir que a posição nº 1 não pode ser prometida por nenhum SEO, como a própria
Google alerta no seu site.