Criamos a sua janela para o mundo

Traduzimos as suas ideias para a nossa linguagem


Traduzimos a web. Não fique perdido.

Sequência de operações sequenciais, lógicas e não ambíguas que, aplicada a um conjunto de dados, permite encontrar uma solução para um dado problema.
Os motores de busca utilizam algoritmos para classificar e ordenar websites nas pesquisas efetuadas pelos utilizadores.
Também conhecido como link de entrada ou inbound link

Qualquer ligação recebida de uma fonte na web (página, diretório, site ou domínio) para outra fonte na rede.
São bastante importantes ao nível de otimização para motores de busca (Consultar Search Engine Optimization) visto que um site que possua links de websites relevantes geralmente aparecem melhor posicionados nas páginas de resultados (Consultar Link Popularity).
Oposto de White Hat SEO

Utilização de técnicas consideradas não éticas para alcançar lugares de topo nos motores de busca.
Os motores de busca utilizam diversas variáveis para definir o posicionamento de um site no ranking de apresentação. Quando se tenta manipular essas variáveis enganando os mecanismos de busca, quebrando regras e regulamentos, oferecendo-lhes conteúdo diferente do proposto, pode-se falar de Black Hat SEO. As técnicas desonestas normalmente não acrescentem valor para o utilizador.
Também conhecido como link de entrada ou robot ou spider

Programa de computador que navega pela internet de forma metódica e automatizada.
Podendo ter vários usos, os crawlers são utilizados por motores de busca para manter uma base de dados atualizada, que capturam as páginas dos diferentes websites para uma pesquisa fácil e rápida.
Acrónimo de Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdos)

Websites com CMS permitem a edição de conteúdos de forma fácil e direta a utilizadores autenticados, mesmo sem conhecimentos de programação.
Acrónimo de Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata)

Linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de páginas da internet. O seu principal benefício é a separação entre formato e conteúdo de um documento.
Acrónimo de Hypertext Markup Language, versão 5 (Linguagem de Marcação de Hipertexto)

Linguagem de estruturação de páginas web e apresentação de conteúdo. É uma tecnologia bastante importante ao nível da construção de sites e a 5ª versão traz consigo novas e importantes mudanças ao nível da semântica e acessibilidade além de utilizar novos recursos que antes apenas era possível utilizando outras linguagens.
Também conhecido como link de entrada ou backlinks

Qualquer ligação recebida de uma fonte na web (página, diretório, site ou domínio) para outra fonte na rede.
São bastante importantes ao nível de otimização para motores de busca (Consultar Search Engine Optimization) visto que um site que possua links de websites relevantes geralmente aparecem melhor posicionados nas páginas de resultados (Consultar Link Popularity).
Designação inglesa de Palavras-chave

Termo utilizado para representar diversas situações, nas quais se inclui:
a) Conjunto de palavras mais relevantes de uma dada página e que fazem parte das respetivas meta-tags (Consultar Meta Tags);
b) Palavras que um utilizador digita na caixa de pesquisa de um motor de busca;
c) Palavras pelas quais o anunciante deseja e/ou espera que uma dada página do seu website seja encontrada. (Consultar Long Tail Keywords).
Página para onde o utilizador é direcionado ao seguir o link de um resultado num motor de busca, quer esse link seja orgânico ou patrocinado (Consultar Link Orgânico).
Indicador numérico que tem por base o número de hiperligações que apontam para um dado website. Quantos mais alto for o contador, maiores serão as respetivas classificação e popularidade. Deve-se ter por princípio que quanto maior for a popularidade, mais interessante o website deverá ser.
Forma de registo de visita de um dado website por parte de um utilizador. Trata-se de ficheiros de texto simples com informação diversa, tal como, onde o visitante se encontra, quais os ficheiros a que acede, que pesquisas o possibilitaram consultar aquele website, entre outras. Os Log Files permitem conhecer os visitantes e as suas preferências de forma a oferecer o melhor aos usuários. Este processamento é efetuado com ajuda de software específico, existindo no mercado várias soluções para este efeito.
Conjunto de palavras-chave normalmente mais extenso do que o normal e portanto representam pesquisas mais específicas com um conjunto de resultados mais restrito. Os acessos a um website efetuados com base nestas pesquisas correspondem uma necessidade específica de informação (produtos, serviços).
Estudos revelam que a maioria dos websites têm maior probabilidade de receber visitas através deste tipo de pesquisa - com menos resultados de pesquisa nos motores de busca - do que pelas palavras-chave - com elevados resultados de pesquisa nos motores de busca. Por esta razão, o conjunto das Long tail keywords representa para muitos websites a esmagadora maioria dos acessos.
Conjunto de parâmetros que permitem definir diversos aspetos acerca de uma página web. Entre os mais conhecidos encontram-se a descrição do conteúdo website ou as palavras-chave relacionadas com o mesmo. (Consultar Keyword)
Também conhecido como motores de pesquisa

Websites cuja principal funcionalidade é catalogar a informação existente na Internet recorrendo a web crawlers, web spiders ou web robots, e possibilitar aos utilizadores a consulta dessa mesma informação.
Designação inglesa de design responsivo

Abordagem específica de web design e web development que desenvolve sites que adaptam o layout ao tamanho do ecrã de visualização e à sua orientação, sem perda de leitura da informação apresentada.
Resultados não patrocinados de uma pesquisa. Também conhecidos como resultados de pesquisa natural. São as listagens apresentadas com base na relevância da página de destino relativamente ao(s) termo(s) em pesquisa, relevância esta definida pelo algoritmo do motor de pesquisa em utilização. (Consultar Landing Page).
Também conhecido como crawler ou spider

Programa de computador que navega pela internet de forma metódica e automatizada. Podendo ter vários usos, os crawlers são utilizados por motores de busca para manter uma base de dados atualizada, que capturam as páginas dos diferentes websites para uma pesquisa fácil e rápida.
Também conhecido como caminho ou path.

Forma geral de especificar a localização de um arquivo, ficheiro ou pasta num sistema de arquivos. Um caminho aponta para localização desejada seguindo a hierarquia de árvore de diretórios expressada, seguindo a expressão dos componentes da route, separados por um caracter delimitador (/, \ ou :). Os recursos procurados podem ser representados por caminhos absolutos (todo o caminho feito desde a raiz do computador ou site) ou caminhos relativos (a partir do documento em que nos encontramos). São essenciais na construção de URL’s. (Consultar URL)
Acrónimo de Really Simple Syndication (Distribuição bastante simples)

Tal como seu próprio nome indica, forma simples e prática de agregar e distribuir conteúdo, permitindo aos utilizadores da internet receberem novidades pois estas "vêm" até sob a forma de um resumo, sem necessidade de consultar diferentes websites e onde, caso o resumo desperte interesse, existe sempre o link para a página com a notícia ou artigo completo. Para utilizar esta tecnologia é necessário inscrever-se ou indicar ao programa de leitura (um browser por exemplo) quais os "feeds" (fontes) em que estamos interessados. Na sua base temos a linguagem XML, cujo ficheiro, neste caso, é normalmente designado por "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.
Também conhecido pelo seu acrónimo inglês: SEM. Designação inglesa para Marketing para Motor de Pesquisa

Representa as operações de marketing direcionadas aos motores de busca, com o objetivo de melhorar quer o posicionamento nos resultados das pesquisas efetuadas, quer a visibilidade junto dos mesmos. Na sua base encontram-se diversos processos normalmente desenvolvidos em conjunto, tais como SEO, publicidade paga (Pay per Click: Google Adwords ou Yahoo Search Marketing) ou monitorização de visitas através de Log Files. (Consultar Log Files, SEO)
Acrónimo de Search Engine Optimization. Designação inglesa para Otimização para Motor de Pesquisa

Conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa dos motores de busca de modo orgânico, ou seja, o posicionamento não é resultado de publicidade ou de links patrocinados, mas apenas da relevância retornada pelo algoritmo do motor de pesquisa. (Consultar Links Orgânicos)
Acrónimo de Search Engine Result Pages (Páginas Resultantes de um Mecanismo de Pesquisa)

Tal como o próprio nome indica, forma vulgarmente adotada para referir as páginas com as listagens dos resultados dos motores de pesquisa.
Também conhecido como crawler ou robot

Programa de computador que navega pela internet de forma metódica e automatizada. Podendo ter vários usos, os crawlers são utilizados por motores de busca para manter uma base de dados atualizada, que capturam as páginas dos diferentes websites para uma pesquisa fácil e rápida.
Ficheiro do tipo XML que disponibiliza informação não visível, sobre cada página de um website, nomeadamente a última atualização, a frequência da alterações e a relevância em relação a outras páginas. Trata-se de um formato padrão, resultante de um acordo estabelecido em novembro de 2006, entre a Google, a Yahoo! e a Microsoft, através do qual se definiu um padrão comum que facilita a indexação de websites independentemente do motor de pesquisa utilizado. (Consultar XML)
Elemento de código HTML que faz parte das Meta Tags de uma página. Engloba o texto que descreve e/ou identifica de modo geral o conteúdo da página, e que não é visualmente exibido nessa página, mas sim na aba da janela onde ela está a ser visualizada. (Consultar HTML5, Meta Tags)
Facilidade com que os utilizadores da internet interagem com uma dada página web. Depende de inúmero fatores tais como a tecnologia utilizada no site e a sua leitura, entre outros. Encontra-se intimamente relacionado com o design da interface do website em questão.
Acrónimo de World Wide Web Consortium (Consórcio da Rede Informática Mundial)

Organismo criado em 1994 para desenvolvimento e padronização da Internet. O W3C tem a sua atividade centrada no desenvolvimento de normas e regras - Web Standards - para a criação, acessibilidade e interpretação dos conteúdos para Internet. Pode ser acedido em www.w3.org
Oposto de Black Hat SEO

Utilização de técnicas de Seacrh Engine Optimization consideradas eticamente corretas e não abusivas e, como tal, aprovadas pelos motores de busca.
A sua utilização promove normalmente o enriquecimento do conteúdo do website de acordo, o que se traduz naturalmente numa melhor classificação nos motores de busca.
Acrónimo de Extensible Markup Language (Linguagem de Marcação Extensível)

Formato de texto muito simples e flexível para apresentar informação de um modo estruturado. É utilizado em múltiplas situações, como por exemplo, a permuta de informação entre diferentes sistemas, em tecnologias RSS, na definição do funcionamento geral de websites, e muitas outras situações.